Suspensão de Carteira e Reciclagem

Alguns de vocês ainda não sabiam, mas tive meu direito de dirigir suspenso por dois meses. Gostaria de compartilhar alguns fatos interessantes a este respeito.

Em primeiro lugar, vamos à crença de que a suspensão somente ocorrerá após a soma dos pontos chegar a 20. Não é correto. Seu direito pode ser suspenso com uma única infração. De, fato, a lei diz que você terá MULTA tripla (180 x 3 UFIRs) e SUSPENSÃO do direito de dirigir (1 a 12 meses) se exceder a velocidade do local em mais de 20% para as "vias de trânsito rápido, arteriais e rodovias", e "acima de 50% nas demais vias".

Por exemplo, em uma via local com máxima de 40, basta você passar de 60 para sofrer a penalidade. Em uma rodovia com máxima de 80, bastará passar de 96.

Foi o que aconteceu comigo. Uma única infração, 540 UFIRs, dois meses sem dirigir e obrigação de fazer o curso de reciclagem.

Fiz o curso não com a má-vontade típica de quem é obrigado a fazer alguma coisa, mas com a vontade de aproveitar a oportunidade para aprender. Valeu muito uma refrescada geral na legislação. Também valeu como uma atualização dos meus conhecimentos de primeiros socorros (de qualquer forma, estou mesmo obrigado a renovar a cada dois anos).

Tendo a turma quarenta pessoas (3 mulheres), tive também a oportunidade de viver mais de perto que tipo de motorista nós encontramos na rua. Se sempre considerei importante observar o que o outro está fazendo, agora considero ainda mais.

6 ou 7 foram apanhados bêbados. Somente um estava conformado com a penalidade. Os outros achavam normal voltar de festas e churrascos, às 2 ou 3 da manhã, chumbados. Desses, 2 não viam problema em ter dirigido em alta velocidade. 1 deles insistia que tinha perfeito controle para dar os cavalo-de-pau que a polícia considerou direção perigosa.

São estas as pessoas com as quais temos que conviver no trânsito. Portanto, é melhor que todos aprendam a dirigir para si e para o resto (direção defensiva).

Quanto a pedestre, mais da metade dos motoristas acha que são culpados de tudo! É por "culpa" deles que a cidade tem tantos sinais, faixas e trechos com velocidade reduzida. Na opinião deles, os guardas deveriam correr atrás dos pedestres e não dos motoristas.

Portanto, ao cruzar ruas, cuidado: você pode encontrar um motorista achando que você e um pedaço de cocô de cavalo têm o mesmo valor. E cuidado para você não tomar a mesma atitude ao pular para trás de um carro.

Finalmente, os motoqueiros. Estes formam um mundo à parte. Foram apanhados por andar sem capacete (mas alegavam que o capacete estava no braço ou amarrado à garupeira) ou capacete mal posicionado (sem viseira, solto em cima da cabeça, etc.).

O que podemos pensar de uma pessoa que prefere usar o capacete para proteger o cotovelo do que para proteger o cérebro? A primeira idéia que ocorre é exatamente que falta cérebro.

Assim, foi uma semana fantástica. Conheci mais de perto a fauna que infesta o trânsito.

Mas tem outro lado que conto outro dia: o uso do transporte público. Muito instrutivo, também.

- Fernando


©Copyright    Recebi essa carta do Fernando Cabral, um dos diretores da Padrão iX, falando sobre sua experiência em um curso de reciclagem para motoristas. Achei muito interessante! Dá pra rir de algumas coisas e dá medo, pois mostra que nem a reciclagem resolve alguns casos.

ZAMORIM :: Textos :: http://zamorim.com/textos/reciclagem.html